quarta-feira, 16 de março de 2016

Dez anos de literatura- Grandes Mulheres na Literatura




Dez anos de Literatura

Foi assim : pisquei e passaram dez anos.
Dez anos desde a primeira vez que fui à Feira do Livro de Ribeirão Preto.
Dez anos da publicação do meu primeiro livro.
Dez anos que conheço Marylene Barrachini, minha “ madrinha” das livrarias Paraler.
Dez anos que encontrei o rumo.
Dez anos que virei do avesso.
Dez anos que achei minha turma.
Dei-me conta da data faz pouco e já estou comemorando, sem ter planejado, celebrando porque é meu este celebrar de vida.
Um “meu” quase esquecido, mas que é mister lembrar, imprescindível.
Deixar de lado os defeitos eu entendo, mas abandonar as qualidades, por quê?
Tenho muito a comemorar!!
Sem o saber , a amiga querida deu o início nas comemorações com uma homenagem surpresa.
Fui agraciada com um diploma de Honra ao Mérito, outorgado pela Casa do Poeta e Escritor de Ribeirão Preto, na bela e importante festividade do “Grandes Mulheres na Literatura”, neste dez de março de 2016.
A presidente da Casa, minha confreira na Academia, Alarp, e habitante do meu coração na casa dos carinhos, prestou-me esta homenagem na terceira edição deste já tradicional evento.
Enganou-me, chamou-me para participar, dizendo um texto para homenagear as participantes e incluiu-me entre elas.
Fiquei surpresa.
Sou mais homenagear que ser homenageada.
Mas, sob a égide da gentileza típica desta amiga, Maris Ester, senti-me à vontade como homenageada, extremamente honrada com a atitude e em estado de felicidade maior na boa companhia das demais homenageadas, queridas companheiras da mesma luta.
As flores, lindas, o diploma, são mimos materiais, símbolos da atenção maior que mora em cada detalhe da produção.
Fui apresentada com um belo texto, pesquisa biográfica feita, opinião de colegas.
Coisa de emocionar!
Tive um poema lido pela jovem estudante Lorraine em lindo gesto,que entregou-me as flores e o diploma junto com a escritora estreante, Fernanda Junqueira.
Mas o melhor é que pude mostrar o meu trabalho “ encomendado”, o texto preparado , um Vinícius de Moraes,  “ Soneto do Amor Total”, dito com o amor total, a todos dedicado.
A gratidão manifestada no dom concedido.
Fiz, porque ela merece só por existir, um poema para amiga Maris, que foi minha maneira de homenagear esta pessoa incansável no realizar.
Foi minha maneira de agradecer.
Foram minhas companheiras de homenagem, as queridas, Fatú Antunes, gestora da Oficina Cultural Cândido Portinari, Elaine Assolini, pesquisadora da área de pedagogia da USP, Rosângela Passéri, do Instituto do Livro, Nely Cyrino de Mello, minha madrinha na Alarp, Sueli Cacita, escritora, Heloísa Alves, minha super parceira do Otoniel, Marlene Cerviglieri, escritora super atuante, Luzia Granato, escritora muito presente e , representando sua tia Maria Lúcia Cardoso dos Santos, a declamadora excepcional que conhecemos, e que hoje enfeita os campos do Senhor, a escritora Sheila Santiago.
Se tivesse encomendado, não seria tão perfeito!
Cantaram na festa Graça Abreu e Alciony Menegaz.
O marido foi e a platéia estava cheia de queridos, não todos, mas muitos.
Os queridos andam sempre comigo, estando ou não presentes.
Nem tem como querer mais!!
Foi uma linda noite, um momento inesquecível, pelo qual sou imensamente grata.
Grata, amigos da Casa do Poeta.
Grata, Maris Ester Souza.
Meu coração é vossa morada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário