segunda-feira, 31 de julho de 2017

Combinando Palavras- Nélida Pignon











Chegando à Feira, bem cedinho, encontro em meu caminho os monitores.
Eles ficam pelas esquinas aguardando os ônibus com os alunos para encaminhá-los à entrada do teatro, onde mais monitores organizam a fila e a entrada, bem como a saída ordeira e cuidadosa.
Comunicam-se por rádio e a senha que move toda a engrenagem é " o primeiro ônibus chegou".
Eu os vejo, eles não me reconhecem, eu os reconheço pelo bom trabalho que fazem, muitos são voluntários como eu,  e citando-os aqui, relembrando seus rostos e sua disposição direciono,mais uma vez, a energia da gratidão.
O terceiro dia foi especial.
Era a vez da grande dama da literatura nacional, Nélida Pignon. Adjetivada como "Fantástica" pela maioria dos professores que trabalharam sua obra.
Secretária Geral da Academia Brasileira de Letras, ex-presidente da mesma.
Uma mulher que ama seu ofício e o defende, embandeirada, com paixão missionária.
No site da ABL está escrito: "Dedicada e disciplinada entregou sua vida à literatura. É por ela que acorda todas as manhãs e hesita em dormir todas as noites, alongando seus dias pela palavra."
Nélida é como uma ilustração presente em um antigo livro de contos infantís onde aparece uma princesa que ao falar não produz som , mas pérolas,pedras preciosas e flores, que saem por sua boca.
Nélida fala como escreve.
Uma escrita de palavras nobres, uma ourivesaria de palavras.
Seu conto I Love my Husband, lido e trabalhado pelos alunos, rendeu cena teatral, debate sobre feminismo e empoderamento, música de violino, e uma declaração de amor coletiva: I love Nélida!!!
Aproveitei o camarim para um encontro de Secretárias, ela pela ABL , eu pela Alarp.
Um encanto!
Uma honra!!
Viva a Feira!!

Nélida nasceu no Rio de janeiro, em 03 de maio de 37, filha de espanhóis, formada em jornalismo, acadêmica desde 89, presidente ABL no ano de seu centenário, 97, atual secretária geral,  premiadíssima, autora de grande produção em texto bordado de preciosidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário