sábado, 10 de dezembro de 2011

Hoje é dia de Clarice-10 de dezembro

Diz a reportagem que o Brasil começa, timidamente, a querer marcar datas para homenagear seus escritores a exemplo do que acontece no exterior.
Recentemente , em 31 de outubro, a idéia ganhou corpo como a celebração do dia de Drummond, por ser o dia de seu nascimento, e hoje 10 de dezembro, dia de Clarice Lispector.
Comprei a idéia e aí vocês tem um pouquinho de Clarice em minha vida.
Este texto é  fruto do nosso segundo e eterno encontro, quando a senti.
Para vocês, desejo que leiam Clarice, como quem deseja "tudo de bom".

Clarice Lispector—10 de dezembro- 1920, 1977


A primeira vez que li Clarice, não gostei, ou melhor , nem consegui entender, ela ultrapassou meu entendimento. Fui tola como uma criança, e olha que já era para lá de moça, madura, quase o que sou hoje.
Quando minha filha, por ocasião do vestibular se viu ás voltas com “ A hora da estrela’, eu já sabia o caminho e avisei-a, para que não se assustasse , nem desistisse.
_ Clarice não é para entender, é para sentir.
Ler Clarice é como percorrer as cavernas, minas de ouro abandonadas, onde sob a aparente ausência de movimento, típica das coisas em desuso, nos descobrimos em meio precioso, onde as paredes por si rebrilham ao menor lampejo luminoso.
O tesouro não está lá, é lá.
Quando senti, procurei Clarice, e aí sim pude sorvê-la, pude percorrer cavernas seguindo suas pegadas inquietas.
Clarice é esta inquietação que mora sob todas as coisas, sob todos os atos.
Clarice é esta intensidade e força ocultas, de rios que correm no subterrâneo,e afloram na superfície como inofensivos olhos d´agua.

 De Clarice
- renda-se como eu me rendi, mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa qualquer entendimento.

- porque há o direito ao grito, então eu grito.

- Escrevo para me manter viva.

- que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.

-até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso, nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.

-a palavra é meu domínio sobre o mundo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário