sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Concurso literário da escola Otoniel Mota

Otoniel Mota- concurso literário 2011


cliquem na foto para ver o álbum

Então gente, foi assim.
A Heloísa Alves, professora do Otoniel Mota, junto com seus incansáveis pares, promoveu um concurso literário em parceria com a Academia Ribeirão-pretana de Letras e o novíssimo Centro Cultural Palace, e convidou-me para fazer parte da comissão julgadora.
Senti-me honrada e temi o despreparo, mas resolvi encarar o desafio confiante na acolhida da mão que me escolheu.
Nos reunimos eu, Mara Senna, Célia Silli, Elizabeth Spósito, Leda Pereira, Rita Mourão, Aldair Lima, e Mariângela Bistane, cheias de animação, numa sala com inocente porta cor de rosa, para ler e tentar escolher os melhores textos, aqueles que receberiam a premição.
Estávamos radiantes com a rica e rara oportunidade de encontro.
Foi necessário um grande esforço para que nos concentrássemos no trabalho, que logo mostrou-se difícil e lento.
Difícil porque os textos apresentavam muito bom nível de escrita e era necessário estabelecer critérios que os elegessem.
Todos deram seus palpites, experientes no assunto. Eu novata, escutei e aprendi. Aprendi muito.
Encontro regado  a café, suquinho , pão de queijo e a felicidade de quem gosta  de ter nas mãos bons trabalhos para ler.
Um encontro foi  pouco, fizemos três.
A leitura em voz alta foi um dos pilares de decisão e assim chegamos a um consenso, elegendo os vencedores, com certa pena por aqueles que não se classificaram e que apresentavam também boa qualidade de texto.
A coordenadora do Palace, Meire Teixeira e o presidente da ARL, Camilo Xavier, vieram acompanhar de perto o processo.
A premiação deu-se em noite de gala no Centro Cultural Palace, em 26 de outubro de 2011, como  primeiro evento oficial da casa.
Meire Teixeira comandou a noite e Gustavo Molinari brindou-nos com a sempre boa qualidade de sua música.
Tive a honra de fazer a leitura e a entrega do prêmio a uma das categorias, na especial companhia de Adriana Silva, secretária da cultura do município, Cristiane Framartino Bezerra, escritora, gestora da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e consultora da Fundação Biblioteca Nacional e Vera Regina Gaetani da Academia Ribeirão-pretana de letras.
A noite foi mágica e penso ter sentido as paredes se curvarem em agradecimento, as vidraças brilharem de emoção pela devolução ao espaço nobre, do que era a ele devido: arte, beleza, alegria, aplausos e vida.
Agradeço à Heloísa pelo convite e a oportunidade de fazer parte da história da escola Otoniel Mota nesta ocasião tão especial.
Agradeço aos meus colegas da comissão julgadora deste concurso pela magnífica experiência de aprendizado e troca.
E agradeço, principalmente aos alunos que disseram sim ao convite de seus mestres e produziram belezas que ultrapassaram as fronteiras de seus cadernos, salas de aula, muros de escola, contaminando a cidade a partir de seu coração, o Palace.
Meu beijo grande em todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário