sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sarau Paraler- Os livros- Áurea Laguna- Alessandra Ramos- 12 de abril



Amigos,
Digo, sem falsa modéstia, que o primeiro sarau Paraler da temporada 2011, foi um sucesso.
O sarau homenageou o livro que tem seu dia celebrado no mês de abril.
No dia 18 de abril, nascimento de Monteiro Lobato, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil.
Áurea Laguna foi nossa convidada para falar sobre o escritor.
Áurea é pesquisadora da vida e obra de Lobato e nos mostrou peculiaridades de sua escrita para crianças, no livro " A Menina do Narizinho Arrebitado", como foi concebido originalmente, e suas mudanças através do tempo, algumas feitas pelo próprio Lobato.
Foi uma breve palestra que nos deixou cheios de vontade de saber mais e revisitar a obra de Monteiro Lobato.
Áurea respondeu as perguntas da platéia que demonstrou interesse pelo assunto.
A livraria disponibilizou alguns titulos do autor para compor a mesa dedicada à Lobato, bem no estilo campestre, convidando a um passeio ao Sítio.
A noite foi animada musicalmente pela delicadíssima Alessandra Ramos, dona de uma voz de carícia em perfeita afinação.
Alessandra cantou Bossa Nova, fez-nos ver o luar em "Tristeza do Jeca" e arrematou com o, ainda e sempre sucesso, " Sítio do Pica Pau Amarelo".
Uma presença para lá de agradável.
Alessandra se declara cantora, mas admite que ao aprender a tocar o violão, para se acompanhar, tem inspirações musicais como compositora.
Fabíola,coordenadora do Colégio Marista, falou sobre o trabalho que está sendo desenvolvido na escola sobre Monteiro Lobato, e convidou a todos para uma visita à biblioteca que está decorada com o tema.
Os autores de Ribeirão Preto marcaram presença, muitos deles filiados à União Brasileira de Escritores, UBE *, e deram os seus recados.
Vera Regina Gaetani*, disse de sua alegria ao ser escolhida para participar do "Nossa Aldeia", quando a atriz Nicete Bruno fará a leitura de seus poemas.
Ferriani* externou sua alegria em estar presente e conclamou a todos para que apoiem iniciativas como a do sarau Paraler, comparecendo aos eventos para prestigiá-los.
Marlene Cerviglieri* leu seu conto infantil " O Casamento da Vassoura", que mexeu com a imaginação da platéia.
Nelly Cirino falou sobre o seu livro " Estórias da Vó Lili", que está à venda na Paraler.
O poeta Toledo* declamou entusiasmado um de seus poemas.
Dr Nelson Jacintho falou do movimento dos autores de Ribeirão Preto que obteve mais espaço para os autores durante a próxima Feira do Livro.
Mara Senna*, leu seu poema lindo, sobre o outono.
Eu, Eliane Ratier*,li o meu sobre a palavra, e falei um pouquinho como coordenadora do núcleo da UBE- Ribeirão Preto, sobre o processo de filiação à entidade e sobre o congresso que se realizará em novembro em nossa cidade.
Os escritores Regina Baptista* , Jair Yanni e Cezar Augusto, junto com as produtoras culturais, Liliana do Balaio e Graça, também estiveram presentes.
A imprensa espocou flashes e apontou câmeras.
E todos foram convidados para o próximo sarau , em 14 de junho , comemorativo do aniversário de Ribeirão Preto.
Agradeço a todos, Marylene e funcionários da Paraler, pelo espaço; ao público, pela presença; aos convidados pelas belíssimas apresentações; aos escritores por suas participações; à imprensa, pela cobertura do evento.
Emocionada e feliz, me despeço, Eliane Ratier

Nenhum comentário:

Postar um comentário