terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sarau Paraler- Crianças e mestres



clique na foto para ver o àlbum

Aconteceu neste dia 05 de outubro, mais uma edição do sarau Paraler, na livraria Paraler do Ribeirão Shopping, desta vez homenageando as crianças e seus mestres.
Gosto muito de poder fazer este sarau temático e colocar em foco os jovens talentos que florescem incentivados por seus professores,apoiados por seus pais, valorizando os envolvidos.
Desta vez tivemos a participação das escolas Diva Tarlá, Metodista e Otoniel Mota, e apresentação por seus responsáveis, respectivamente, Maris Ester, Luciana e Rita Mourão e Heloísa dos trabalhos realizados nas escolas.
Foi emocionante ter ali gente envolvida e comprometida com o futuro.
Nelly Cyrino de Mello, contou história do livro da Vó Lili, e Alexandre Borges Garcia, o artista, animou a festa com os temas musicais infantis que nos falaram ao coração.
Deixo aqui o texto roteiro que guiou a apresentação e volto para comentar cada tópico, porque foi uma delícia. Beijos nos parceiros que fizeram acontecer.


Sarau das crianças- Paraler- 05 de outubro

“ Oh! que saudades que tenho da aurora da minha vida da minha infância querida que os anos não trazem mais!”

Não tenho saudades da infância porque arranjei um jeito , embora de maneira tardia, de traze-la comigo, dentro de mim, e este jeito não é nenhum segredo: eu brinco.
Faço das palavras meu brinquedo e deste nosso encontro uma festa, um chá de bonecas, um jogo de gude, uma roda de bafo , onde trocamos figurinhas.

A infância é tempo mágico, onde os protagonistas ignoram o fato.
Criança não sabe que é criança, acha que é gente.
Criança não é pequena, o mundo é que é grande.
Criança não inventa moda, ela experimenta.
Não é que criança não saiba nada, ela descobre tudo á cada dia de novo, e maravilha-se e deslumbra-se e acha lindo um quase nada e é capaz de achar feio o ouro.
Criança acredita.
Criança é um poeta em estado bruto e é poesia sempre.

Por isso recomendo que se escutem as crianças, conversem com elas, saibam o que elas pensam . Talvez seja necessário corrigir o rumo do mundo.
A criança merece respeito e cuidado. Elas são o futuro e nos darão o que de nós receberem, na mesma medida.
É preciso cuidado na educação.
Criança não faz o que se fala mas faz o que se faz. Aprende mais pelo exemplo do que pelas palavras.
Sejamos então bons exemplos, acompanhados de boas e belas palavras.
Palavras de incentivo, de gentileza, de bondade e de amor.

Os pais são os primeiros educadores das crianças. Cuidam fisicamente delas e lhes passam seu modo de vida, cultura, valores, conhecimentos específicos.
Os professores são os educadores da vida toda. Ninguém sabe o fruto da semente lançada em tão fértil terreno.
Ninguém avalia a força que tem a palavra do mestre, do professor, o quanto ela é capaz de construir ou destruir.
Por isso rendo homenagens aos professores, que conseguem enxergar em seus alunos as potencialidades, sejam lá quais forem , uma habilidade manual, artística, técnica, de relacionamento, e os motivam á desenvolve-las, dando à este aluno, este ser em formação, confiança e coragem no seu destino e no seu futuro.

Assim, beijo as crianças, porque são fofas e porque já fomos assim, e em algum lugar de nós ainda somos, e merecemos ser beijados e abraçados e acarinhados, como crianças.
Beijo os mestres oficiais, que mantém o conhecimento vivo e pulsante, por força de ofício, e os mestres ocasionais, eventuais e cotidianos que todos somos quando nos dispomos á trocar experiências e nos abrirmos para o novo.
Desejando que cada um possa amar sua criança, me despeço.

Eliane Ratier, para o sarau Paraler- outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário