quarta-feira, 22 de março de 2017

Dia da Mulher



Amigos, vocês sabem, faço parte da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, a Alarp e , para variar, me envolvo para além de ser.
Lá tenho o cargo de Secretária. Eu lidando com papéis e organizações!
Vai ver que é para validar a herança do avô, que tinha o quartinho de bagunça mais organizado que já vi, e do pai, que exerceu a função burocrática no trabalho.
Bem, mas o fato não é este.
Gosto demais do que faço!!
O fato é que me coube, por ocasião da festividade comemorativa do Dia da Mulher, preparar e apresentar um histórico da data que agora divido com vocês.
Assim mando meu abraço a todos, mulheres e homens.

    Hoje a Alarp comemora o Dia Internacional da Mulher numa noite de arte, na colaboração entre homens e mulheres, artistas que se admiram, portadores de habilidades que se complementam.

   Coube-me a explicação sobre o Dia da Mulher e tomo aqui, como roteiro a música de Milton Nascimento e Fernando Brandt, Maria , Maria.

   Maria somos todos nós, os que sofremos humanamente.

   A história do dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher,  está intimamente ligada à entrada da mulher no mercado de trabalho formal, mulher como mão de obra assalariada.

   O capitalismo é o pai deste ato.

  Com o aumento da população nos centros urbanos e a intensificação do  comércio à partir do século XVI começa a haver mais demanda para os bens de produção.
No século XVIII aparecem as máquinas e o trabalho começa a acontecer em fábricas, com destaque para a indústria têxtil.

  Com a automação, diminui a necessidade de força física e mulheres e crianças começam a ser preferidas para determinadas tarefas que exigiam delicadeza na lida.

  As mulheres vão ao trabalho para manterem-se e aos seus lares.

  Algumas são sozinhas, viúvas, solteiras. Outras, casadas, mães, vão ao trabalho para obter renda para sobrevivência já que os homens são também operários mal remunerados.

  As trabalhadoras tem salários muito baixos, extensas cargas horárias,  são submetidas a ambientes insalubres e grande pressão de produção, sofrendo ameaças, castigos e abusos morais e sexuais.

   Lia-se em um cartaz na parede de uma tecelagem inglesa, onde o turno de trabalho era de 14horas à temperatura de 29 graus, com as janelas fechadas  “ é proibido ir beber água para não perder tempo” “ será multado quem abrir uma janela, se lavar durante o turno, assoviar, acender a luz a gás cedo demais”

-" Maria , Maria, é um dom, uma certa magia, uma força que nos alerta, uma mulher que merece viver e amar como outra qualquer do planeta"-

   Começam assim os movimentos das instituições profissionais por melhores condições de trabalho e redução da carga horária.

   A luta era protagonizada por mulheres em nome de todos os trabalhadores, protestos e principalmente, greves, todas gerando confrontos que eram violentamente reprimidos pelos policiais.

- "Maria, maria, é o som , é a cor , é o suor,  é a dose mais forte e lenta de uma gente que ri quando deve chorar e não vive apenas aguenta".-

  Foi assim em 1810 na Inglaterra com ganhos reais de redução de jornada.

  Foi assim em 1847 nos Estados Unidos, onde muitas trabalhadoras, após um protesto, morreram em um incêndio de grandes proporções.

  Ainda não era o 8 de março.  

  E foi em 1910,  num congresso de mulheres socialistas, que a data foi comemorada pela primeira vez, num reconhecimento à capacidade de mobilização feminina.  Era agosto.

  Em 1917, na Rússia, mais um evento marcaria a participação das mulheres num protesto por melhores condições de trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na primeira guerra mundial, precipitando a revolução.

   Era então 8 de março.

- "Mas é preciso ter força , é preciso ter raça , é preciso ter gana sempre, quem traz no corpo a marca, Maria, Maria mistura a dor e a alegria"-

  Em 1932 as mulheres conquistaram o direito ao voto no Brasil.
  
  No início apenas para as casadas ou emancipadas economicamente.

  Em 1945 , 8 de março  se tornou feriado nos países socialistas.

   Nos anos 60 , nos Estados Unidos, o movimento feminista resgata a data, era o tempo da pílula anticoncepcional, a liberdade sexual, a queima dos sutiãns.

  E, em 1975, a data é reconhecida pela ONU para lembrar a lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

  Há movimentos exclusivos de mulheres pelo mundo como as “Mães da Praça de Maio” , na Argentina, que se reúnem todas as quintas feiras na praça , em frente ao Palácio do Governo, a Casa Rosada, para lembrar o desaparecimento de seus filhos durante a ditadura militar entre 1976 e 1983.

  Há as feministas ucranianas do grupo Femen que protestam contra a discriminação sexual expondo seus corpos nús.

   E há, por todo o planeta o movimento de empoderamento feminino, abraçado pela ONU,  Organização das Nações Unidas,  através da criação da ONU mulheres  que, fundamentada na visão de igualdade consagrada na Carta das Nações Unidas, entre outras questões, trabalha para:

 - eliminação da discriminação contra as mulheres e meninas;
  - empoderamento das mulheres
  - realização da igualdade entre mulheres e homens como parceiros e beneficiários do desenvolvimento, direitos humanos, ação humanitária, paz e segurança.
   (Mais informações em UN Women Brochure)
   Mulheres preparadas, poderosas, empoderadas, atentas e em movimento!
   Vale lembrar que a mulher trabalha ao lado do homem desde sempre, pela existência e crescimento,  e a revelação e reconhecimento públicos de suas habilidades, de seu fazer, não acontece apenas pela instituição de uma data , mas pelo tratamento diário, pelo respeito que deve receber como ser humano, que segue pela vida ao lado de outros seres humanos, vivendo e construindo pela paz e a harmonia.

-"Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça, é preciso ter sonho sempre. Quem traz no corpo essa marca, possui a estranha mania de ter fé na vida".

Homenagem às mulheres- Alarp- 09 de março de 2017
Pesquisa e apresentação- Eliane Ratier


Nenhum comentário:

Postar um comentário