domingo, 11 de dezembro de 2016

Livro- Tão veloz como o desejo- Laura Esquivel



Livro lido por indicação do grupo de leitura.
Agora , depois de lido, confesso que não entendi o título, Tão veloz como o desejo, editado em 2001, mas isso é só um detalhe.
Ao iniciar o romance achei que estava com uma daquelas estórias melosas.
Fui agradavelmente surpreendida pela boa escrita da autora mexicana Laura Esquivel, autora do bem sucedido "Como água para chocolate".
Trama com boa tensão narrativa, instigante, linguagem bem cuidada, pitadas de história e fantasia, erotismo tratado com pertinência e elegância.
Por estes tempos, onde ando à caça de respostas, os livros tem falado comigo de maneira eloquente.
Com este foi assim.
O livo é uma estória de amor, destes ilógicos e eternos e a convivência com este até a morte.
Amor instantâneo entre dois jovens de classes sociais diferentes mas que passam por cima deste detalhe para satisfazerem seus desejos de estarem juntos. O desejo sexual satisfeito é fator de união e felicidade do casal que segue tentando superar suas diferenças.
Fala , também, da relação pais e filhos, da vida, dos dons e da morte.
Um romance com toda a humanidade que uma boa estória pode ter.

Neste trecho, já no final do romance, a personagem Chuva, fala da profissão do seu pai, telegrafista, um homem que lidava com as significações da palavra.

" O interessante do processo de comunicação é que nos permite tomar consciência de que as palavras saem de nossos corpos, por escrito, faladas ou cantadas e voam pelo espaço , carregadas do eco de outras vozes que antes de nós já as haviam pronunciado.
Viajam pelo ar, banhadas da saliva de outras bocas , de vibrações de outros ouvidos, da pulsação de milhares de corações alvoroçados. Filtram-se até o centro da memória e ficam lá, quietinhas, até que um novo desejo as reanime e as carregue de energia amorosa. Essa é uma das qualidades da palavra que mais me comovem, sua capacidade de transmitir amor. As palavras, assim como a água,  são maravilhosas condutoras de energia. E a que mais poder transformador tem é a amorosa."

Onde achar: o meu pedi na " estante virtual". Não sei se temos nas livrarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário