domingo, 16 de abril de 2017

Livros- Mayombe- Pepetela



Livro indicado para o vestibular.
Prato cheíssimo para quem souber trabalhar.
Difícil para um jovem leitor sem preparo.
Cultura, história, reflexões,  num belo texto que , vez ou outra, no exato tempo do descanso ou da surpresa, nos brinda com a mágica da poesia.
Uma narrativa que contempla a guerra para libertação de Angola. Assunto árduo, mas abordado com maestria neste livro, cheio de ação e aventura, mantendo o leitor interessado e participante.
O autor, Pepetela, foi ativista do movimento para a libertação de Angola, e narra este conflito de dentro.
Para mim foi revelador e penso que deixei de perceber muita coisa.
Marquei muitas páginas com idéias sempre presentes.
Muito boa leitura!!

"
Quase com lágrimas nos olhos deu a ordem de partida. O cortejo de cinco homens meteu-se na mata, na noite, em passo acelerado, ritmado por um Comissário que fugia, como louco, para não desesperar, correndo para a sua Base, onde as coisas eram normais, onde os homens faziam o que podiam para lutar e esquecer o clima que reinava nas suas costas. O dia rompeu e o Comissário não parou. À frente do grupo, contra todas as medidas de segurança, voava sobre o trilho escorregadio, indiferente aos pedidos dos homens que queriam beber água, indiferente ás lianas que lhe batiam na cara, defraudado, violado, jurando vingança, procurando a companhia e  segurança de Sem Medo, que já se não desiludia de nada, porque com nada se iludia."


Mayombe- Pepetela- Editora Leya
O meu eu ganhei de aniversário do pessoal do Grupo de Leitura, e se acha em toda livraria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário