domingo, 30 de abril de 2017

Livro- A Alma Encantadora das Ruas- João do Rio



Delicioso relato sobre a cidade do Rio de Janeiros, paisagens, fatos e costumes do início do século XX . A cidade que era, e ainda é, as origens ditos com humor e poesia  na voz de seu cronista maior João do Rio.
Para quem tem passeado pelo Rio, este livro é um excelente guia. Muitas coisas ainda estão lá, do mesmo jeito.
Para quem só tem ouvido falar da cidade, este livro mostra que tudo sempre foi assim e , pelo andar da carruagem continuará sendo.
Talvez o livro não seja sobre a cidade , mas sobre o humano que a habita e que habita qualquer lugar.
Sensacional!!
Como o livro preserva a linguagem da época, sua gíria, coloquialismo e estrangeirismos, há um elucidativo glossário o final da edição que li.
Livro que li devagarinho por ser muita e diversa informação.

 Sobre o autor : Paulo Barreto ( João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, João do Rio) jornalista, cronista, contista e teatrólogo, nasceu e faleceu no Rio de Janeiro, 5 de agosto de 1881- 23 de junho de 1921, Foi eleito  para a Academia Brasileira de Letras , cadeira 26, do patrono Laurindo Ribeiro,  em sucessão ao poeta Guimarães Passos.

"É vagabundagem? Talvez. Flanar é a distinção de perambular com inteligência. Nada como o inútil para ser artístico. Daí o desocupado flâneur ter sempre na mente dez mil coisas necessárias, imprescindíveis, que podem ficar eternamente adiadas. "

A Alma Encantadora das Ruas- João do Rio- Editora Saraiva- coleção Saraiva de bolso
Livro bom de autor desejado, com preço irresistível, por isso veio comigo.
Nas livrarias Saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário