sábado, 3 de setembro de 2016

Bienal 2016


a doutora poemologista de Barueri

Mestre Menalton e Roseli Braff




o "Notícias" sendo doado


Lá fui eu de novo, para mais uma Bienal.
Achei que desta vez nem conseguiria ir, mas dei lá um jeitinho e acabei indo durante a semana.
Dia relativamente tranquilo em comparação com os finais se semana caóticos no recinto.
Desta vez não fui expor os livros, nem os meus, nem os dos amigos da UBE, como nos dois últimos eventos.
Fui voo solo, dois exemplares do "Notícias" em mãos para eventual troca ou doação.
Cheguei, peguei minha credencial, impressa na hora em máquinas de auto atendimento super eficientes, e comecei o passeio.
Logo na entrada estandes gigantes de livrarias populares com títulos a 5 e 10 reais, extremamente sedutores à primeira vista.
Tentadoras quinquilharias produzindo bons resultados de vendas.
Algumas editoras com bons estandes, como a Saraiva, algumas menores juntas em parcerias, editoras das universidades, salões para palestras e autógrafos e eventos menores nas próprias editoras.
Submarino, Americanas e um grande estande do banco Itaú foram novidades.
Sesc com boa participação e espaços institucionais da Bienal.
Adorei o espaço que trata do uso da língua portuguesa, seus erros mais frequentes, nos quais todos incorremos em algum momento.
Estande em homenagem à Maurício de Souza e ao Pequeno Príncipe, toneladas de romances da moda e os usuais adolescentes frenéticos por eles, por mangás, por youtubers.
Romances da moda: livros com mais de trezentas páginas, tratando de alguma forma de magia, ou fantasia, com algum , ou muito , erotismo, escrito por quase anônimos nacionais e estrangeiros.
Youtuber: espécie de vídeo blogueiro. Lamento, mas não tenho nenhuma referência, vou ter que me atualizar, não conheço nenhum.
Algumas boas iniciativas de incentivo à leitura como a da cidade de Barueri que montou uma espécie de consultório onde o participante passava por consulta e o remédio era literário. Muito bom!
Adorei!
Ali, aproveitei a fila do " médico" e  facilitei a espera com a leitura de alguns poemas do "Notícias", que ficou na cesta do projeto, como doação.
Um estande só de literatura de cordel! Um resgate sempre oportuno da cultura popular.
Aproveitei para ver a palestra do mestre Menalton, sempre proveitosa, e encontrar conhecidos entre os participantes.
Comprei alguns presentes, inclusive e principalmente para mim.
Namorei muuuuuuuuuiiiiiiiiitooooooossss livros.
Vivi mais uma etapa.
Inspirei-me.
Voltei, como sempre, cansada de pernear, missão cumprida e extremamente grata!!
Daqui a dois anos tem mais!!!!!
Ps: o outro exemplar do "Notícias"  ficou nas mãos do taxista que me deixou em casa depois da longa jornada. Ele se aposentará em fevereiro e já trilha o caminho da  escrita, escreve poesia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário