quarta-feira, 22 de julho de 2015

Ecochata



Dia do meio ambiente.
Dia 05 de junho foi dia do meio ambiente.
Isso que dizer, dia da nossa casa.
Sim , vivemos todos dentro desta redoma, planeta Terra,  sem escapatória.
E, para quem pensa que o mundo é grande, e de recursos infindos, saiba que tudo que é feito reflete, de alguma forma e em algum tempo, em todo lugar e que, como sistema fechado, nosso recurso é , de alguma forma , limitado.
Então, acho de bom tom, cuidar.
Sou a ecochata da casa, a que se preocupa com o consumo e o destino das coisas e resíduos.
Costumo pensar que a humanidade sucumbirá sob montanhas de lixo. Tanto é o lixo por toda parte.
Nem sempre fui assim.
Os conceitos são até novos, mas os abracei com amor e vontade .
No começo é preciso traçar estratégias, provisionar espaços, buscar informações, viabilizar.
Depois, vai virando automático, mas, como tudo que é novo e mutável, há de se fazerem os questionamentos periódicos, atualizações.
Achei também que fazendo, incentivaria os da casa, os jovens, que já recebiam a orientação nos bancos escolares.
A sementinha foi plantada , mas a ação é rara.
Para mim vai ficando automático, mesmo que ainda seja difícil.
Tenho uma pena imensa de jogar lixo reciclável junto com o normal.
Fico até culpada, removo o lixo para a destinação correta sempre que possível, isso quer dizer que "transporto" lixo.
Foi assim que implantei a coleta seletiva em dois prédios onde morei.
Morei, implantei, mudei e continua funcionando.
Agora, onde estou, bençãos!!, a coleta já existia, de modo organizadíssimo.
Nem preciso lhes dizer da minha felicidade.
Mesmo com a família toda avisada e instruída, ainda exerço a fiscalização porque há detalhes a serem observados. Nem todo papel é papel para reciclagem, embalagens tem que ser limpas antes do descarte, vidros são recicláveis, porcelana não, isopor ainda não é reciclável por aqui, e tem coisas que não se consegue enquadrar em categoria existente, tecido e madeira não são recicláveis, mas podem ser reaproveitados, e por aí vai.
E vai, e vai longe.
Se você parar para pensar deve haver um monte de situações em seu cotidiano que podem ser alvo de uma ação de economia de recursos naturais, de bens de consumo, e em última análise, de dinheiro.
Razões de ação para todos os casos.
Não sei quanto a você, ou você aí, mas eu sigo fazendo parte ,uma bem pequena, da parte que me cabe.
Sou feliz por isso e busco mais.
Só comentando os princípios da reciclagem,os quatro erres.
Redução de consumo
Reutilização
Reaproveitamento
Reciclagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário