segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sarau Paraler- Ao mestre com carinho- texto de abertura

sarau Paraler- Ao mestre com carinho- 20 de outubro de 2011

 " Ao mestre com carinho", uma homenagem aos mestres, pais, professores, conviventes, que nos ensinam ,conduzem ao conhecimento, e proporcionam experiências, enriquecendo o  nosso viver.
Mesmo que os acontecimentos não sejam agradáveis, e que não tenhamos a consciência do aprendizado, ele  acontece para quem sabe e deseja ver além.
Os pais, familiares e cuidadores são nossos primeiros mestres.
Aprendemos observando e imitando, seguindo instruções simples, errando na dor e evitando a repetição do ato falho.
Depois vem os professores, com seu saber organizado, seu didatismo, ensino profissional, mas não destituído de afeição.
Aprendemos pela compreensão e treino, seguindo instruções que vão se tornando cada vez mais complexas conforme desenvolvemos habilidades, observando e imitando, errando na dor e evitando a repetição do ato falho.
Ao lado disso, sempre e para sempre, desde que somos apresentados à sociedade, aqueles que nos rodeiam, que conosco convivem, encontramos eventualmente ou simplesmente de quem tomamos conhecimento, temos notícias, mesmo que remotas, nos enchem de sabedoria.
Aprendemos pela empatia e antipatia, pelo amor e o ódio, pela compaixão, admiração ou desprezo, observando e imitando ou evitando comportamentos, errando na dor,  sem garantias de não falhar novamente, pois cada caso é único e não há regras inflexíveis para se lidar com o humano.
Aprendemos pela experiência e nos preparamos para viver a alegria ou curar as feridas.
E como base de tudo, nosso chão e ar, temos a natureza, onipresente, absoluta e inquestionável mestra. Especialista em ação e reação.
Aprendemos observando, louvando e temendo. Temendo por não a imitarmos, por desobedecer suas regras, desrespeitá-la, castigados de maneira indefensável, incapazes de aprendizado rápido.
Enfim, o saber está em tudo é só nos dispormos a colhê-lo.
Minha homenagem de hoje vai para vocês todos, meus mestres irmãos, com os quais me encontro aqui, ali, nos lugares de convívio , na forma de gratidão por esta experiência de vida.
Obrigada.
   

                             Eliane Ratier- para o sarau da Paraler,2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário