sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sarau Paraler- Os homens- texto de abertura



Amigos, o sarau da Paraler, deste último dia 16, em homenagem aos homens, foi um sucesso.
 Se nos fosse possível,estenderíamos o bate papo madrugada afora.
Agradeço à Marylene pela cessão do espaço, nobilíssimo, e aos funcionários da Paraler, Luiza, Marcos, e todos que nos recebem de maneira prestativa.
Agradeço aos meus convidados, amigos para lá de especiais, Ferriani, José, Prof Osvaldo Félix, Bia e João da Colorado, que fizeram o show, aos que ficaram nos bastidores e deram o total apoio, Raquel, Gilberto, Alex, e  à todos que estiveram presentes e que com sua participação enriqueceram o evento: Regina, Inaldo, Marlene, Elisa e a família linda, Jair, Vera, Àurea, Toledo, Loureiro, Rita, Cristiane, que me deixou com um grão incomodante de saudade
Lamento e peço desculpas aos colegas que estiveram por lá, e não tiveram a oportunidade de mostrar o seu trabalho por falta de tempo.
 Acontece.
Deixo com vocês o texto de abertura e devagarzinho vou publicando os demais textos e poemas que fizeram parte do sarau.

Sarau Paraler- os homens

Confesso que fiquei confusa quando comecei a escrever este texto de abertura.
A espécie humana é biologicamente dividida em dois gêneros, que fisiologicamente tem necessidades, sentimentalmente tem sonhos e emocionalmente desejos.
Dividir a humanidade em homens e mulheres gera comparações, que deságuam nas competições inevitáveis da dualidade, e seu for por esta vertente, me perdoem.
Hoje mais do que nunca formamos a unidade “ser humano”, na diversidade dos papéis sociais , o masculino no feminino, o feminino no masculino e tudo uma coisa só em todos.
Do branco ao preto há muitas cores e infinitos tons.
No papel primordial de Homem, gerador, pai em potencial, temos cada vez menos candidatos dispostos a abraçar a causa, mas os que o fazem , o fazem com uma dedicação inigualável.
O pai moderno é Pai com P maiúsculo, cumpre o papel de provedor, do qual se orgulha, embora aceite sem problemas a ajuda da companheira nesta questão, supre as necessidades físicas da cria, brinca e educa sem pudor, tomando para si, também esta tarefa, antes exclusividade das mães.
Como irmão é  o amigo mais certo, como amigo , o mais próximo, amante , o par ideal, buscado como agulha em palheiro  pelas mulheres, cada vez mais exigentes em seus padrões de qualidade.
O homem se esforça para estar à altura, malha na academia, lê os jornais além da página esportiva e de negócios, e vez ou outra encara um cineminha  ou um livro, para manter o currículo básico, pois  quer ser alvo da escolha das fêmeas, na naturalidade da natureza, para arrulhos amorosos. As promessas, nem sempre cumpridas mas cheias de boas intenções, satisfazem o par, e eis aí uma história de amor.
Na opinião das moças, bom mesmo é ter um homem  utilitário, que bata prego, troque lâmpada e carregue coisas pesadas pela casa. Faz uma falta!!
Homem é acima de tudo gente, tem gostos e desgostos.
Futebol, cerveja e mulher, ainda são os assuntos prediletos entre os homens?
Como explicar o grande número de homens dedicados à arte em seus vários segmentos, num mundo hoje dominado pela busca desenfreada pelo poder e o dinheiro?


                                       Eliane Ratier, sarau da Paraler, os Homens, agosto de 2011 




Nenhum comentário:

Postar um comentário