domingo, 19 de junho de 2011

Aniversário da minha cidade- Ribeirão Preto- 19 de junho- Declaração de Amor

 Declaração de Amor

Quando te vi pela primeira vez,
deitada no vale ao amanhecer,
não imaginei que de ti seria
eternamente cativa.

Vinha de São Paulo, o caminho bandeirante,
muitas vezes ainda assim te veria,
e o encanto da tua visão mutante
para sempre se repetiria.

Por entre as plumas fugazes
das flores lilases
do mar de cana verde
ao vento ondulante,
surges segura:
a Capital da Agricultura.

Hoje cana, outrora café.
Hoje saúde, tecnologia, seviços,
educação e cultura.
Não, não és uma qualquer.

Teus milhões de lâmpadas luzem na distância.
A vista não mais alcança,
teu fim não mais diviso.
Serão meus olhos senís,
ou teu crescer desmedido?

Mas o que quero de verdade,
é proclamar meu amor por ti,
minha cidade.

Ribeirão Preto!

Terra que me acolheu,
terra que escolhi.
Terra que sorve o meu suor,
fruto de trabalho e amor,
embala em teu seio
minha descendência querida
que aprende desde cedo,
a amar-te mais ainda.

   Eliane Ratier, poema revisto do livro Estréia Poética,

Nenhum comentário:

Postar um comentário