domingo, 11 de junho de 2017

Livro- Babbitt- Sinclair Lewis



Livo lido por indicação do grupo de leitura.
Autor americano que escreveu sobre a primeira metade do século XX.
Prêmio Nobel de 1930.
Em "Babbitt" relata o meio social e o comportamento do americano médio, seu gosto pela tecnologia, os loucos anos 20, a ascensão social, pela vida de seu protagonista, um corretor de imóveis de uma próspera cidade de médio porte do interior dos Estados Unidos.
Usa linguagem clara e cuidadosa, por vezes poética.
Devo confessar que quase desisti do romance, tão monótona achei sua primeira parte.
Por aconselhamento do grupo , fui em frente, num modo de leitura que denomino "lento" .
O livro é magnífico!!!
Não desistam na metade, avancem!!
O livo mostra a sociedade e os dilemas universais e atemporais.
Coisas que todos devíamos saber , pois já foram mil vezes observadas e descritas, mas que as vezes ainda nos pegam de surpresa.
Enfim! O atestado de que nada é novidade, você não é único em seu sentir , pensar, alegrar-se ou sofrer, o que pode ser decepcionante ao se perceber que não se é original, ou reconfortante ao saber que sua aflição não é exclusividade sua.
Ah! Estes livros!!

"Um cachorro, um bom cachorro do campo,preto e lanudo, um cachorro rico de lazer e meditação, coçava-se, rosnava e dormia. O sol brilhava profusamente na água e no rebordo auriverde dos ramos de abeto balsâmico, nos vidoeiros prateados e nos fetos tropicais. Na outra margem do lago, ardia nas robustas espáduas das montanhas. Uma santa paz envolvia todas as coisas."

Babbitt- Sinclair Lewis- 1917- o meu da editora Abril, 1980, comprado em um sebo, mas há edições novas vendidas em livrarias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário