domingo, 8 de maio de 2016

Livros- A desumanização- Valter Hugo Mãe



Valter Hugo Mãe é um dos meus autores prediletos.
Nascido angolano,  jovem de 1971, criado e estudado em Portugal.
Com seu estilo muito próprio, poético, intenso e profundo, Valter nos questiona e causa espanto.
Quando acabei de ler este livro , fui tomada pela emoção, daquelas que paralisam e que tememos que se desvaneça no ar caso alguma outra palavra, outro som ou imagem diferente apareçam na mente e quebrem o encanto.
O assunto do livro é árduo, achei que estava pronta para ele, mas não.
Também eu, como o autor , tenho a mesma relação com o tema.
O começo foi difícil e assustador.
A história se passa na Islândia, tão desconhecida e distante, que até parece ficcional, como os nomes.
Há uma irmã viva e uma morta, e as histórias de extrema dor, a dor que todos carregamos, mas que, da maneira com que é tratada, não nos choca, nos iguala humanos e desperta em nós uma ternura imensa pelas tristezas , dúvidas e impotências, que conhecemos tão bem.
Em meio a tudo isso aparece o livro,  a palavra , o poema, assunto tão querido, em sua importância vivificante.
Assim é " Desumanização", próprio, dolorido e terno, recém lido e ainda desejado.

Trecho

" Os livros tinham dentes e presas afiados e comiam gulosamente as pessoas. Começavam os fogos com páginas arrancadas...Ardiam as páginas dos livros como se pudessem levar com elas as histórias que não queriam mais lembrar.
...
Abracei meu pai. Não tinha qualquer poema para me dar. Não tinha nada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário