domingo, 20 de setembro de 2015

Livros- Flores Azuis- Carola Saavedra



Mais um livro lido pela indicação do Grupo de Leitura.
Uma jovem escritora num romance surpreendente.
Carola nos conduz, escravos,  por um enredo de suspense com crescente tensão.
Usando de duas vozes muito distintas, uma vinda das cartas, em primeira pessoa, outra narrando a vida cotidiana de quem as recebe, em terceira pessoa, mas que, a medida que o romance progride se toma rumos parecidos.
O final é surpreendente.
Comparo-o ao fim da leitura de um bom romance.
Quando nos entregamos à trama, vivenciamos os dramas, refletimos sobre as questões propostas, achamos no enredo algo de nosso, mudamos nossa rotina para favorecer a leitura, ávidos, ficamos algo fora do ar quando o livro acaba. Por vezes até demoramos para voltar à realidade depois de tão importantes momentos vividos.
Assim é o final e todo o " Flores Azuis".
Um livro que deixa eco.
Mais que bom!!

PS: por eu ter gostado tanto, fui incumbida de uma resenha "oficial", publicada no blog do mestre Menalton Braff, a quem sou infinitamente grata,  e que copio aqui, a seguir

RESENHA DO MÊS

A resenha de hoje é sobre 'Flores Azuis', da escritora Carola Saavedra*.

O livro foi lido em agosto pelo Grupo de Leitura Dom Quixote. A autora da resenha é a escritora Eliane Ratier**.

Flores Azuis  


Carola Saavedra, escritora nascida chilena e criada brasileira, relativamente jovem, do ano de 1973, escreveu este romance em 2008.
                          
Ambientado no contemporâneo, o romance causa sua primeira estranheza ao ser escrito parcialmente em formato epistolar. A carta é um meio de comunicação em extinção.
Flores Azuis traz a estória de um homem jovem, Marcos, recém- separado, com uma filha de 3 anos, trabalhador, que acaba de mudar-se para o seu apartamento  onde viverá só.
Em meio a caixas de pertences a serem decompostas, cobranças da ex- mulher e até da filha, e a administração de sua nova rotina, Marcos começa a receber cartas, em envelopes azuis , sobrescritas em letra que ele imagina feminina, embora seu conteúdo seja impresso,  endereçadas ao antigo ocupante do apartamento e quase anônimas, assinadas por “A”.

A princípio abre-as para descobrir como poderia fazer com que chegassem ao destinatário correto, mas o teor das cartas o impede de tomar esta atitude.
Em tom agitado de angústia, as cartas trazem com muito suspense, pitadas de erotismo e alguma violência, uma estória impossível de largar. Assim o tudo cotidiano de Marcos vai deixando de ter sua importância frente ao teor das cartas que são esperadas com avidez.
Escrito com maestria, em linguagem simples e muito cuidada,” Flores Azuis” tem duas vozes bastante distintas, a das cartas, em primeira pessoa , e a narrativa da vida do protagonista em terceira pessoa. Vozes que, no correr do texto, se ajustam num mesmo ritmo , um crescendo instigante.
O final é surpreendente e deixa no ar várias questões, que já vinham sendo propostas durante a narrativa,  a serem pensadas e respondidas pelo leitor que é tocado pelo texto.
A verdade é uma delas.
Talvez só as inocentes flores azuis tenham as respostas.


Carola Saavedra nasceu no Chile, mas mudou-se com a família para o Brasil aos três anos de 
idade. Formou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Morou na Espanha na França e na Alemanha, onde concluiu um mestrado em Comunicação Social. Vive no Rio de Janeiro.
Foi autora convidada da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) em 2010.
Prêmios e indicações
•             Premio APCA de melhor romance 2008, por Flores azuis
•             Prêmio Rachel de Queiroz, categoria jovem autor, 2010, por Paisagem com dromedário
Ficou entre os finalistas dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti.
Obra
•             Paisagem com dromedário (romance, Companhia das Letras, 2010)
•             Flores azuis (romance, Companhia das Letras, 2008)
•             Toda terça (romance, Companhia das Letras, 2007)


•             Do lado de fora (contos, 7Letras, 2005)


** Eliane Ratier, dentista, agitadora cultural, coordenadora do Núcleo Ribeirão Preto da União 
Brasileira de Escritores, poeta, autora do livro Notícias Poéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário