terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Presentes: Os alunos do Hermínia

Algo que me deixa profundamente emocionada e totalmente acolhida é o encontro que tenho com estudantes.
Fui convidada pela profa Ana Cláudia, da classe de primeiro ano da Escola Hermínia Gugliano, a fazer uma visita aos seus alunos.
Visita como escritora, para que eles pudessem ver de perto este ser estranho que escreve livros.
Entendo bem isso. A maioria das pessoas acha que o escritor é colega do José de Alencar, do Machado de Assis e morreu faz tempo, ou é inatingível, por ser "importante", "celebridade", ou estar distante, em outra cidade, outro país, outro planeta.
Ir ao encontro dos leitores com seu trabalho impresso, sua foto e nome nele, mostra que o escritor é possível, é humano e está vivo.
As crianças daquela escola já me conhecem há tempos, trabalho lá como dentista, mas não me conheciam como escritora , o que foi uma novidade.
Fui muito bem recebida, a sala enfeitada, mesa com toalha florida, meus poemas no quadro negro, bilhetinhos dos alunos, meus textos em suas vozes, em seus olhos em suas mãos.
Falei sem preparo, do que eu sei, sou e faço.
E se tem coisa que escritor gosta, é de falar.
As crianças perguntaram e perguntaram e perguntaram. 
Pergunta de criança encurrala a gente, coisas que nem tivemos tempo de pensar ainda.
Mostrei o livro "Notícias Poéticas" e os trabalhos anteriores,que não são específicos para o público infantil e presenteei a classe com um livro de Odete Baraúna, este sim, para crianças.
A profa Ana Cláudia imprimiu uma cópia de um dos poemas, ainda inédito, para que seus alunos levassem para casa as palavras escritas.
É tudo tão valorizado que fico encantada e reforço minha crença na educação e no compromisso com o que se faz.
E teve foto, bolo, guaraná e flor.
A festa foi completa.
Muita alegria e amor.
Obrigada, profa Ana Cláudia, pela bela homenagem, obrigada profas Isabel e Rosana,que estiveram presentes e profas Regina e Leila, diretoras da escola.
Obrigada, crianças, pelo carinho. Seus bilhetinhos serão meus marcadores de livros.
No meu coração tem ma estrelinha que brilha por esta emoção.

As fotos aqui, cliquem na foto para ver todo o álbum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário