terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sarau de Natal, Paraler, 08 de dezembro de 2010



clique na foto para ver todo o àlbum

Amigos,

Nosso sarau de Natal é , na realidade, de Ação de Graças.

Alda Poggi e seus cantores, Edson e Fátima enfeitaram a noite com sua música, feita com vontade e arte.
Obrigada amigos.

Deixo para voces o texto de abertura do sarau, uma retrospectiva do ano que se passou.

Relembrando o que foi feito, as pessoas que por aqui passaram, os bons momentos que vivemos, vejo como somos felizes por nos termos e é por isso que agradeço.

Começamos o ano celebrando os 75 anos de Elvis, o rei do rock, que se estivesse entre nós, estaria bombando como ainda faz um dos prícipes, Paul Mac Cartney, remanescente dos eternos Beatles, também homenageados aqui, e que esteve no Brasil em shows sempre lotados, esbanjando uma vitalidade invejável.

Suely Cacita e Flávio Presley nos trouxeram um Elvis ao vivo e à cores, quem viu viveu e reviveu.

Em março nos juntamos ao coro mundial, homenageando as mulheres em seu dia internacional, e foram tantas e lindas escritoras , poetisas, cantoras, que chegaram até nós por intermédio da música de Alda e seus cantores , que hoje também abrilhantam a festa.

Estiveram aqui falando das mulheres e pelas mulheres, Cecília Figueiredo, Mara Senna, Cristiane Bezerra , Adriana Silva, Jair Yanni, Elisa Alderani, Regina..

Em abril começamos à nos preparar para a Feira do Livro, recebendo aqui a homenageada Nádia Gotlib, escritora, especialista em Clarice Lispector, que nos enriqueceu com sua palestra e nos encantou com seu charme.
A Cia Ophélia Camassutti dramatizou textos de Clarice e o nosso amigo Giba do Pandeiro, esta presença sempre boa, veio homenageando o dia do chorinho. Foi um show de chorinho.

Em maio falamos sobre a Espanha, país homenageado pela Feira do Livro. Na ocasião tivemos a parceria do instituto Colon, que nos trouxe a língua espanhola em fala perfeita.
Houve poemas ao pé do ouvido e Lorca com o grupo de teatro de Sertãozinho.
E houve também flamenco e sangria.
Olé!!

Em julho foi a vez dos autores de Ribeirão Preto comentarem sobre a participação na Feira do Livro. Foi um reviver dos bons momentos.
Roberta Galvão, a voz preciosa, de luxo só, veio nos dizer da participação dos músicos no evento, cantando nos presenteou. Presente para os presentes.

Em agosto falamos sobre a Inglaterra, Shakespeare, Byron, realeza, viagem obrigatória realizada e contada em detalhes pelo querido Henrique, e Beatles.
Foi quando tivemos aqui o conjunto dos não músicos capitaneado pelo amigo Miltinho, com a inusitada presença da gaita de Marcus Vinicius, o nosso jovem estudante de medicina, com um pé na ciência e outro na arte.
A Cultura Inglesa, participou trazendo sua teacher para nos dizer poemas em inglês, como deve ser.



Em setembro relembramos Vinícius e os 30 anos de sua morte.
Muitos escritores escreveram para ele, sobre ele, tocados por seus versos, e pela ocasião de sua morte.
Vinícius é infinito pois ainda dura.
Eula Hallack foi a voz da bossa nova, a mensageira do samba, à vontade na praia que é tão sua.
Alessandro Machado, um talento no violão, voltou para nos mostrar a sua arte.

Outubro foi a vez das crianças e dos professores, e tivemos aqui um desfile de jovens talentos, vindos das escolas Metodista, Diva Tarlá e Otoniel Mota.
Os olhos dos professores brilhavam na emoção do momento.
Nelly Cyrino de Melo contou suas estórias da Vó Lili.
O também jovem, Alexandre Borges Garcia, garantiu a animação e pos todos para dançar, os para sempre crianças, que se divertiram usando chapeuzinhos e óculos engraçados, soprando línguas de sogra e lambendo pirulito.
Foi uma festa!!

Em novembro fizemos um sarau dos portugueses,Saramago e Fernando Pessoa.
Fernandinha Abssamra veio nos falar de Saramago, e fez vontades em quem ainda não conhecia o mago das letras.
Os pessoanos declararam seu amor eterno ao mestre, e Pessoa foi dito em prosa e verso, na voz de Zéluiz de Oliveira, discípulo,e de Claudete, pessoana nova, convertida pelo grupo de leitura da Palavra Mágica.
Mágica foi a presença do maestro Paulo Rowlands, e seus jovens cantores, Davi, Bia e Vivi, realizando o meu sonho de te-los aqui.
Foi um sarau diferente pois gravamos um programa piloto para a tv, por iniciativa da produtora Liliane.

E hoje estamos aqui, agradecendo por um bom ano, agradecendo a presença de vocês, renovando laços de amor e amizade, nós que somos confrades da beleza que a literatura e a arte provêem.
Nesta casa que é templo, neste tempo que é de comunhão, abastecemos nosso ser de felicidade que resplandece e nos torna melhores na convivência diária, nos afazeres cotidianos.
Por isso amigos,
Somos fruto do que vivemos, semente do que retemos em essência.
Doemo-nos com amor, porque com amor nos foi dado.
Para que a colheira seja farta, como hoje é.
Sejamos sempre fruto, semente e flor, pelo bem , pelo belo , pelo bom.

Beijos de Natal
Excelente 2011

Eliane Ratier- para o sarau da Paraler, dez de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário